segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Buenos Aires??? Nao.... Cordoba!!!!

Já estou em solo argentino, faz 4 dias... mas so agora fui ter como explicar o inicio dessa loucura!

Dia 4/9 liguei para a Varig para confirmar o voo na sexta.... novidades? nao.... so o cancalamento!

minha viagem foi antecipada para o dia 06/9... ate que no aeroporto fiquei sabendo de um detalhe... os voos estavam lotados!

Isso mesmo!!! nao tinha como vir para B.As... entao... desde as 12:30 hrs no aeroporto e cansado, fui gentilmente, sem mentir... atendido pelos funcionarios da Gol que me deram opcoes... taxi... hotel... comida... ou uma passagem... isso mesmo... escolhi outra cidade da argentina para comecar as ferias!

Fui para Cordoba de noite e cheguei as 3:30 da manha... ficando uma hora preso pela Policia Federal Argentina... nao preso.... mas detido para saber o que eu tinha na mala que se via como um "cano" no raio x... ate eu explicar que era o tripe da fotografia... tive que tirar as coisas da mochila para verem... hehehehhehe

Depois de um dia inteiro de Cordoba, e querer voltar, fui para B.As... quase perdendo o colectivo! loucura!!!

Agora, uma coisa é imprecindível dizer... Córdoba é muito show!
Uma cidade que pode ser a porta de qualquer viagem... tem um arredor fantástico para quem gosta de paisagens, fazendas, histórias, museus...

Lembro que a ficha da viagem acontecendo foi quando perto da Catedral de Córdoba virei numa esquina e me deparei com um grupo de portenhos cantando e tocando umas músicas muito empolgados... Aquelas coisas de filme que a pessoa se dá conta que tudo tá acontecendo quando uma música toca bem alto na sua cabeça e a pessoa se perde dentre as recordações de esforço e vontade de viajar...

Sensacional!!!





Por ali no centro da Cidade visitei a Catedral, uma obra prima! Acabei indo parar numa cripta subterrânea que foi construída no início da colonização de Córdoba para abrigar apenas 8 missionários de uma ordem religiosa.


Na verdade, na cripta haviam 8 espaços, por assim chamar, como se fossem altares para imagens santas... a primeira função da cripta era de servir como um cemitério muito respeitoso aos oito membros do clero colonizador que tinham a maior importância e relevência dentre todos os demais... os oito arcebispos catequizadores.

Porém, com o passar do tempo e com o crescimento demasiado da cidade, uma epidemia de cólera se alastrou pela região, matando centenas de pessoas.

Essas vítimas da coléra, que não podia ser enterradas, já que o número era obsurdamente grande e face à região chuvosa a que pertence Córdoba, essas vítimas deveriam se decompor protegidas de qualquer corrente de água que pudesse alastrar seus restos mortais contaminando outras pessoas. Então as colocavam todas sobre um enorme crucifixo em respeito à sua dor e a cobriam com cal virgem para acelerar a decomposição... feito isso... um buraco na parede propositalmente construído, servia como via de despejo para os restos mortais, muitas vezes apenas ossos.


Nessa parede que existe a entrada para o despejo dos restos ao ossário, um fato curioso depois veio a ser notado... a parede "chorava"... alguns acreditavam que a cripta chorava seus mortos e diziam serem lágrimas aquelas gotas... mas depois de muitos estudos e testes, chegou-se a incrivel conclusão de que a parede sofria de infiltração da água que vinha do leito do rio. Isso no princípio era raro crer já que haviam desviado o curso do rio, porém, nao se preocuparam muito com o leito, parte muito mais profunda que o que de fato desviaram... isso siginificou dizer que o rio sobre a terra era mais largo do que na superficie... e essa água infiltrava na cripta. Daí o mistério! A história é muito show!

Anos depois, um dos homens mais ricos da Argentina, morador de Córdoba, comprou a cripta, e ela se tornou a adega particular da Família Ferreira. Ela guarda todas as características necessárias para uma adega... fria, umida, sem luz direta e sem vibrações que podem estragar o vinho armazenado.

Adorei o lugar...

Agora estou aqui... e correndo... cansado demais! Depois conto como estao as coisas mesmo... mas saibam... devo mudar minha rota de viagem!

Acho que nao vou mais ao Atacama... devo ir ate o extremo sul... Ushuaia!... Sugerem algo????

Bjos e abracos para todos...

Fred