quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Puerto Montt / Puerto Varas

Depois de passar pela alfândega Argentina e Chile, um susto... os preços da Rodoviária!!! Nossa... Pensar que cada 500 pesos seria um dólar foi assustador.

E por que?! Só pelo simples motivo que eu estava com muita fome e nada tinha para comprar exceto uma pipoca nojenta... que custava 1.000 pesos!!!!!!!!!! Isso significava 2 dólares, 4 reais, 6 pesos argentinos!!!!!!

O susto? Por que a mesmíssima pipoca na Argentina saiu por pouco mais de 2 pesos, ou seja, menos de 1 dólar!!!!

Como saí às pressas de Bariloche, apesar do atraso na rodoviária de lá, não tive tempo de ver hostels para pernoitar em Puerto Montt. Mas tudo bem, meu espírito aventureiro estava a mil.

Até que, depois de uma hora de atraso na rodoviária de Osorno, meu espírito aventureiro começou a se irritar. E, chegando a Puerto Montt as 23 horas, meu espírito de aventureiro estava em qualquer outro corpo que não o meu.

Chovia alucinadamente na cidade, eu não fazia idéia de que bairro eu estava, e aquela hora da noite não havia uma boa alma para trocar dinheiro... Isso mesmo!!! Eu estava sem grana, na chuva, numa cidade portuária, num bairro estranho cheio de gente esquisita.

Senti-me naquela musica: “festa estranha com gente esquisita. Eu não estou legal...” pior... É que eu nem tinha birita!!!!!!

Brincadeiras a parte, já que agora tudo se resolveu... na hora fiquei muito tenso. Não por não conhecer a cidade, mas pelo visual sombrio e tenso que a rodoviária passava. Os guardas começando a isolar áreas onde pessoas não poderiam circular e, pior, preparando para fechar o saguão central.

Foi quando lembrei que, em Esquel, havia pego um pequeno mapa dos dois países contendo todos os hostels da rede Hostel International e seus telefones.

Consegui algumas míseras moedas e liguei para um deles... Surpresa!!! Não tinha vagas! Fiquei mais tenso ainda... Mas foram camaradas e me indicaram para o mesmo hostel, da mesma rede, só que em outra cidade, Puerto Varas. Cerca de 30 minutos de ônibus de onde eu estava.

Ufah! Que alívio! Mas espera aí!!! Que ônibus???

Naquele exato momento um saía e, desesperadamente, corri atrás, alcançando-o.

Aurora

Na manhã seguinte, já descansado e relaxado, comecei a passear pela pacata cidade de Puerto Varas. Muito pacata mesmo!

De beleza admirável e paisagens inigualáveis até então. Seus lagos eram margeados por dois imponentes vulcões, sendo o mais conhecido deles o vulcão Osorno.

Andei pela cidade o dia inteiro, fui ao cerro e de lá pude ver a cidade inteira.




Puerto Varas é incrivelmente delicada. Sim, delicada. Suas casas são muito antigas e em sua maioria, de madeira. Construções incríveis.

Aproveitei, ainda, para fazer uma homenagem ao novo sobrinho que vem por aí...

Agora, cuidado para não se enganar. Apesar de uma cidade bem pequena, eu estava no Chile o que deveria significar preços mais altos. Acho que ignorei o aviso que eu mesmo dou e resolvi procurar um restaurante do lugar para comer bons mariscos.

Sentei, escolhi uma entrada de ostras gratinadas com queijo parmesão. Um vinho tinto seco da região, e de quebra um bom prato de pescada com molho de mariscos e camarão. Resultado???? A conta deu simplesmente 12.500,00 pesos. Ah... tranqüilo... para uma pessoa está ótimo.

Espera aí, você fez a conversão? É... eu também não tinha feito até pagar!

Isso significava dizer que meu almoço, sozinho, num restaurante pequeno e tradicional tinha dado a cifra de 25 dólares!!!!!!!!! É... para um viajante isso é viagem!!!!!! Era inaceitável... e assim, cozinhei as próximas três noites para compensar! Hehehhehe...
Em um dos lugares que fui, por curiosidade, acabei conhecendo pessoas que vivem da exploração e venda de fósseis. Exatamente, dentes de dinossauros e mariscos fossilizados ali, frente a frente. E nada escondido, pelo contrario, com uma loja bem exposta e bem montada, o que me chamou atenção e entrei para conhecer.

Este dente, comparando com o tamanho da minha mão espalmada, é pouco menor...

De Puerto Varas, o destino seria Temuco para encontrar Daniel. Aquele uruguaio que vive em Israel e que conheci em Bariloche... rs... Tínhamos marcado de sair por lá com os primos dele.

Aproveitei para conhecer o Cassino de Puerto Varas, também. Um lugar muito famoso e requintado da cidade, mas sinceramente, nem quis entrar. O ambiente de cassino não me impressiona tanto assim. Mas tirar foto de fora, tirei! hehehehe...

Durante a viagem, paisagens lindas, as fazendas e vulcões. Exatamente, avistam-se uns quatro durante a viagem até Temuco.

Impressionante como o povo chileno convive com o perigo assim, na calma e crescendo em torno dessa ameaça que a qualquer momento pode dar sinais de vida intensa. O principal e em atividade constante é o vulcão Villarrica, em Pucón.

Outro dia de muito frio, apesar de não estar nevando nem cercado pelas montanhas com neve. Eram quase nove horas da manhã e eu esperava o ônibus para deixar a cidade... a temperatura batia a casa de 1 Grau abaixo de zero e, pior, ventava!!!


Durante toda a viagem para Temuco o céu e o dia estavam perfeitos. Ressaltando as belezas daquele país.


O vulcão da esquerda, junto ao barco, é o Osorno




E uma coisa muito me impressionou: por ser semana da pátria no país, todas as casas, prédios, escolas, tudo o que se podia imaginar, tinha uma bandeira chilena hasteada em frente.


Nenhum comentário: